Triste história de Vivian Maier deixa seu legado " UM LIVRO"



Vivian Dorothea Maier, mais conhecida como Vivian Maier, nasceu dia 1 de Fevereiro de 1926 em Nova Iorque e faleceu dia 21 de Abril de 2009 em Ilinóis. Como fotógrafa, se especializou em fotografia de rua, a famosa categoria da fotografia conhecida como street photography, ou, em termos geral, fotografia documental. Vivian Maier, em seu tempo livre, saía nas ruas fotografando aquilo que lhe chamava a atenção pela cidade de Nova Iorque, uma vida documentada e registrada pelo olhar de uma fotógrafa que, aparentemente não teve uma vida fácil. Com sua Rolleiflex, acabou fazendo uma contribuição magistral para a sociedade americana, e como vivemos em uma era mais que globalizada, mas o mundo inteiro. 





Uma vida sofrida que não lhe rendeu uma velhice tranquila, Maier acabou por viver em asilos até que alguns amigos se juntaram e resolveram pagar suas contas e um apartamento. Alguns desses amigos foram crianças que Vivian Maier cuidou em seus tempos de babá (da Wiki). Assim dá para perceber como essa fotógrafa foi uma boa pessoa (além de fotógrafa), merecendo assim a nossa atenção. 



Vivian Maier, mesmo com suas dificuldades, guardou todos os negativos que juntou ao fotografar. Em 2007 John Maloof descobriu toda uma obra que poderia vir a tornar um Livro. Em 2011, o primeiro livro foi publicado com o título Vivian Maier: Street Photographer pela editora Powerhouse Books, um ano após mais um livro foi publicado com o título Vivian Maier: Out of the Shadows, em 2013 foi a vez de Vivian Maier: Self-Portraits, este ano foi publicado o Eye to Eye: Photographs by Vivian Maie, todos em Inglês, todos pela mesma editora, uma coleção e tanto (que já está na minha Wishlist). E, finalmente, essa homenagem se estenderá pelos Brasileiros, ganhando uma versão em Português com direito a exposição e tudo mais. 




O escritor é o Geoff Dyer, e o livro é a sua primeira publicação com o título em Português: Vivian Maier: Uma fotógrafa de rua. Vamos acompanhar as novidades e trocaremos figurinha por aqui quando essa notícia se concretizar. Enquanto isso, deixo aqui algumas fotografias de Vivian Maier para nos inspirar.


0 comentários:

Postar um comentário

Blogrool