Fotografar bebês!!

Fotografar bebês é como uma caixinha de surpresas, nunca sabemos se a sessão vai ser tranquila ou se terá muitos choros, manhas e pirracinhas…  Essas sessões geralmente nos trazem dezenas de dúvidas e como dicas nunca são demais, vou passar algumas para realizar um lindo ensaio. 

Toda vez que pensamos em fotografar bebês ou crianças pensamos em mil coisas: locação, cenário, acessórios, se o tempo vai estar bom, se terá sol, e tudo isso gera um enorme estresse e ansiedade…   São dúvidas frequentes e comuns para quem está iniciando no universo fotográfico. Então vamos lá! 

Não existe nada melhor que capturar os momentos dos bebês. Eles são lindos, fofos, espontâneos e nos rendem ótimas imagens. Mas eles têm mudanças de humor constantes, uma hora estão super bem, pulando, sorrindo, brincando, e quando você pisca os olhos, a criança muda de humor completamente, o sono e a fome vêm chegando, começam a ficar irritados e desconfortáveis, é incrível! A mudança de humor é rápida mesmo!  O importante é ter planejamento e paciência.
Antes do seu modelinho chegar, tente ter em mente o que irá fazer. Se puder chegar um pouquinho mais cedo e deixar o ambiente preparado para a sessão, já adiantará boa parte!
Deixe o bebê se socializar com o ambiente, interaja com ele e depois fotografe…  O que mais gosto na fotografia infantil é que bebês não fazem pose, então tente capturar ao máximo os momentos de descontração e naturalidade que eles têm. Não há nada mais lindo que um sorriso espontâneo, um olhar de curiosidade e de descoberta. Use e abuse desse momento.
Não deixe de registrar os pais e irmãos na sessão. O amor e carinho que eles transmitem um para o outro é tão verdadeiro e contagiante que esse momento não pode ficar fora de suas lentes…



Evite chamar a criança todo o tempo, isso gera um estresse com o decorrer da sessão.
“-Fulanooo, Fulanooo…, olha pra cá fulano… olha aqui pra tia…” Isso estressa e cansa a criança.
Uma vez ou outra não tem problema algum chamar o bebê, até porque ficam muito bonitas as fotos as crianças olhando diretamente para a câmera.
Não estabeleça horários precisos para o fim da sessão, pode ser que você não consiga seguir o horário planejado…   Talvez 1 ou 2 horas sejam até pouco…  O importante é nunca marcar com menos de 1 hora, pois é praticamente impossível, até porque os bebês precisam trocar fralda, se alimentar, tem a hora do soninho, enfim…   Aqui quem faz o horário é o bebê, e devemos respeitá-los, precisamos ser muito pacientes…   Pacientes mesmo!

0 comentários:

Postar um comentário

Blogrool